terça-feira, 27 de abril de 2010

O ESTUDO DO MEIO

Muitos professores atualmente enfrentam o dilema de como trabalhar o ensino de historia nas series iniciais,se veem perdidos em meio a tantas ipóteses,tantas maneiras de se besear , e acabam trabalhando o ensino de uma maneira que já está fora do habitual,baseian-se na história apenas trabalhando-a como passado.esquecen-se de que o presente também é uma das formas,quiçá a melhor das formas dos alunos entenderem o verdadeiro contexto de história.
Uma das melhores maneiras de se trabalhar o ensino de história nas séries iniciais é fazer com que os alunos procurem entender como é a vida dos homens de nossa época, o que eles almejam e quais os problenas enfrentados atualmente,como as mudanças da sociedade se dá no decorrer do dia-a-dia ,fazendo com que as crianças tomaem consciência claramente do aqui e do agora.Percebendo que elas fazem parte desse aqui e desse agora, e tal como quais podem criarem, expressarem-se enfim fazerem a história acontecer.
Assim verão que a sistematização e a vinculação permanentemaente das análises das notícias atuais ajudam a criança no ínicio da tomada do que é história.fazendo com que os alunos conheçam a realidade da sociedade em que convivem, que se sintam sujeitos da história, estamos contribuíndo e estimulando de certa forma para que adquiram gosto pelo mesmo.Pois eles sabemdo que não só aquelas pessoas importantes que aparecem nos livros é que fazem história,mas que eles como pessoas simples também fazem a história acomtecer atraves de suas vivências e atitudes
senpre estimulando o interesse das crianças pelas atualidades, salientando o que é adequado para sua idade.Trabalhando certo tenpo neste contexto o professor verá a espontâneamaete as crianças apresentam temas e perguntas dirigidos ao contexto histórico da atualidade.A medida com que vão descobrindo as notícias da atuais elas vão se inteirando mais sobre o assunto,já sabem discutir os temas, começam a ter esperiências,fazem debates aumentando assim o interesse por história.lembrando sempre de que o desentendimento e o desconhecimento levam a falta de interesse.E esta ai o porque de se manter e manter os alunos informados sobre as atualidades.
Trazer aos alunos a experiência de interpretação de fatos e testemunhos históricos, interrogando os alunos,ou os fazendo falar o que descobriram sobre as atividades do homem no passado e uma das muitas maneiras da criança descobrir de um pequeno ponto de vista como se fossem historiadores,rastros do passado.Isso fará com que os alunos entendam o funcionamento da história.Assim como um agente historiador descobrindo e fazendo história.



POR: ELLEN DJULIE QUINTINO DE SOUZA
O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


Ensinar História para crianças não é tarefa das mais fáceis. Principalmente por ser esta a disciplina que encontra maior resistência entre os alunos do ensino fundamental. As questões mais freqüentes são: porque devo estudar o que já passou para que guardar todas estas datas o que tem a ver com minha vida estes fatos Existe uma comunidade de sentidos no que se refere à disciplina História.
Este mal estar é fruto dos rumos tomados pelo ensino de História desde sua implantação como disciplina autônoma em 1837. Deste momento em diante, o ensino de História passou a servir a determinados objetivos políticos e seu método era baseado na memorização de datas e na repetição oral de textos escritos.
O ensino de história não pode reduzir-se a memorização de fatos, a informação detalhada dos eventos, ao acúmulo de dados sobre as circunstâncias nas quais ocorreram. A história não é simplesmente um relato de fatos periféricos, não é o elogio de figuras ilustres. Ela não é um campo neutro, é um lugar de debate, as vezes de conflitos. É um campo de pesquisa e produção do saber que está longe de apontar para o consenso.
No ensino de história o principal objetivo é compreender e interpretar as várias versões do fato, e não apenas memoriza-lo. Sem que se identifique, preserve, compreenda, sem que se indique onde se encontram outros fatos e qual o seu valor, não pode haver continuidade consciente no tempo, mas somente a eterna mudança do mundo e do ciclo biológico das criaturas que nele vivem. O conhecimento da história da civilização é importante porque nos fornece as bases para o nosso futuro, permite-nos o conhecimento de como aqueles que viveram antes de nós equacionaram as grandes questões humanas.
O importante não é só o acervo de conhecimentos que se deve selecionar para instruir o ensino, igualmente importante é a maneira como se deve realizar este ensino, o modo como o ensino é trabalhado. Ou seja, a metodologia de trabalho na escola. Alfabetizar, por exemplo, pode ser feito por diversos métodos: alfabetizar a partir da vivência, da realidade dos alfabetizados, fazendo com que eles ampliem o conhecimento de sua realidade e incorporem outros conhecimentos, exige um determinado método, não qualquer método

FONTE(Maria Aparecida Quadros Borges
Professora do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais

Jezulino Lúcio Mendes Braga
Professor do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais)