quarta-feira, 26 de maio de 2010

A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A HISTÓRIA LOCAL



Tendo em vista as inúmeras alterações que vem ocorrendo o longo dos anos em relação às propostas de ensino, percebeu-se que muitos autores têm se debruçado em suas teses para defender a importância de buscar novas perspectivas para o ensino de história. Nota-se, no entanto, a necessidade de resignificar o ensino da história e recriar seria a base para a produção de materiais de ensino. O ponto de partida, seria abordar a história local como recurso fundamental.

Esse trabalho pode ser baseado em dados e recursos conseguidos com pesquisas, entrevistas e coletas de informações da população. Fotografias, relatos, arquivos familiares, tudo pode ser posto em estudo. E o que é mais positivo, estudar o lugar onde se vive envolvendo os alunos e a comunidade proporcionando uma valorização do próprio sujeito que redescobre sua história e sua cultura quando se sente produto de sua própria.

Pode se dizer que estudando a história local o ensino da história ganha um novo sentido e o envolvimento da comunidade e dos alunos faz com que aja um maior interesse.

Os resultados possíveis com um trabalho como esse pode proporcionar sem duvida a formação da consciência histórica dois alunos ao vivenciarem novas praticas.

De acordo com RUSSEM (1992): “a consciência histórica é um pré-requisito necessário para a orientação em uma situação presente que demanda a ação”. Dessa forma, os fatos do passado são abordados objetivando esclarecer o presente e conferir uma expectativa futura.

A partir de relatos de antigos moradores, por exemplo, podemos descobrir não apenas as continuidades como também as rupturas. Essas são significativas quando nos damos conta que o passado não é um tempo morto, esquecido, mas vivo e atual.eles não contem apenas o limite do que aconteceu, mas pode anunciar uma possibilidade de vir a ser.

Ao falar e ouvir, narrar experiência de vida, referir-se ao tempo, as pessoas tem a chance de, ate mesmo, humanizar-se deixando de ser objetos para ser sujeitos de sua própria história.

Nessa relação de escola comunidade na qual pertence, o estudo da história local tende a aproximar ambas pelo próprio fato de ser parcialmente construída a partir de dados coletados no lugar e comunidade atendida pela escola.

Essa relação estreita é possível quando a escola, recorrendo a dados coletados propõem-se a desenvolver a esta, na forma de conhecimento produzido pelos alunos e professores. Os resultados alcançados deverão contar com a participação da comunidade, isto é, membros do mesmo grupo social na recuperação de sua história. E porque não? Na discussão e busca de soluções para os problemas comuns que mais afetam seu dia-a-dia.

Acredito, que estudar a história da localidade ou de sua regiao mplica recuperar memórias disseminadas para um conjunto de vestígios onde o espaço e as sociedades se escrevem.esse estudo recupera a existência de sujeitos, homens e mulheres, vivendo múltiplas temporalidades e experiências distintas, concomitantes não entendidas por referencias que conduzem a realidade existente, fortalece a consciência história, o sentimento de pertencimento, de identidade, elementos fundamentais para a formação da cidadania tão almejada numa sociedade democrática.

Com esse trabalho resgata-se a história do lugar e com ele a relação, passado-presente onde a ação dos sujeitos os transforma em cidadãos atuantes em sua comunidade pelo ato de reconhecer a si e o outro, torna o conhecimento histórico em instrumento valioso de subsídio para as ações de políticas públicas favorecendo condições harmoniosas na diferença.

É relevante que o professor empenha-se muito para que possa contribuir na formação de seu aluno. Partir de situações de seu cotidiano e de suas comunidade é certamente , uma proposta pedagógica e educativa que busca formar a vida e não apenas par o trabalho.





PROFESSORA DE HISTÓRIA GILDA CAMPAGNOLO
FONTE:http://www.ceedo.com.br/bkup/gilda1.htm

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