quarta-feira, 30 de junho de 2010

AVALIAÇÃO EO ENSINO DE HISTÓRIA

QUANDO SE FALA EM AVALIAÇÃO É NACESSÁRIO CONHECER E ENTENDER AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS E PONTOS QUE PERMEIAM O ATO DE AVALIAR,QUE ESTABELESSEM UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA E UMA AVALIAÇÃO SOMATIVA. CONSIDERANDO-AS COMO UM PROCESSO DE DIAGNÓSTICO CONTÍNUO QUE PROCURA A ANALISE PROPORCIONADA DO CONHECIMEMTO A SER ENSINADO. DESTA MANEIRA A AVALIAÇÃO NUNCA PODE TER UM FIM SOBRE SI MESMA.DEVE SER VISTA COMO UM MEIO QUE AJUDE A SANAR AS DIFICULDADES QUE ACERCAM A APRENDIZAGEM DO ALUNO.
ASSIM DO PONTO DE VISTA INICIAL PROPÕEM-SE A OBTENÇAÕ DE IMFORMAÇÕES, CONHECIMENTOS E ATITUDES DO ALUNO. ELA PODE SER UTILIZADA NO INÍCIO DE UMA UNIDADE DE ENSINO, OU DURANTE TODO ANO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
JÁ UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA TEM POR FINALIDADE DAR UMA BASE AO PROFESSOR E AO ALUNO SOBRE AS MUDANÇAS E PROBLEMAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM,JÁ QUE SUA UTILIZAÇÃO DEVE ACONTECER DURANTE O MESMO
QUANTO A AVALIAÇÃO SOMATIVA UM DOS SEUS OBJETIVOS PRINCIPAIS É REALIZAR UM DIAGNÓSTICO DO ALUNO AO LONGO DO ENSINO. PODE SER APLICADA NO FINAL DE UM PERIODO DE LONGA DURAÇÃO E INSERIDO SOBRE UMA AMOSTRA EMFATIZADA E SIGNIFICATIVA DOS OBJETIVOS.
O ATO DE ENSINO CONSIENTE DO PROFESSOR AJUDA O ALUNO ATRAVÉS DE SUA AVALIAÇÃO, GARANTINDO QUE A APRENDIZAGEM DO ALUNO SE REALIZE. ASSIM A AVALIAÇÃO EM HISTÓRIA PRESSUPÕEM-SE QUE CONSIDEREM QUESTÕES COMO AS MUDANÇAS QUE OCORREM NA METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTÓRIA.


POR:ELLEN DJULIE QUINTINO

HISTÓRIA ORAL EO ENSINO DE HISTÓRIA

PARA SE TRABALHAR O ENSINO DE HISTÓRIA COM AS SÉRIES INICIAIS ,EXISTEM ALGUNS MEIOS QUE POSSIBILITAM UMA MELHOR APRENDIZAGEM POR PARTE DOS ALUNOS. FAZENDO COM QUE CADA UM COMECE A VER-SE COMO PARTÍCIPE DO PROCESSO HISTÓRICO.
UM DESSES MEIOS É BASEADO EM RELATOS ORAIS,O QUE CHAMAMOS DE HISTÓRIA ORAL. O DIÁLOGO SOBRE O PASSADO E O PRESENTE GERA A POSSIBILIDADE DO ALUNO SE SENTIR COMO SUJEITO DA HISTÓRIA,QUE PODE INTERVIR E PARTICIPAR DA REALIDADE DO MEIO EM QUE VIVE, BEM COMO COMPARAR A SUA REALIDADE COM A DE OUTROS GRUPOS SOCIAIS.
O TRABALHO COM A HISTÓRIA ORAL REFERE-SE A UMA METODOLOGIA DE PESQUISA QUE SE BASEIA EM FONTES ORAIS. ONDE SÃO REGISTRADAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA ,DEPOIMENTOS COLETIVOS, RELATOS E HISTÓRIAS VIVENCIADAS.A HISTÓRIA ORAL DE VIDA É CONSTITUÍDA DE VÁRIOS TIPOS DE RELATOS DE SUJEITOS HISTÓRICOS QUE TOMAM POR BASE SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA, TAIS RELATOS PERMITEM CONHECER SUAS RELAÇÕES COM SEU GRUPO OU SEGMENTO SOCIAL AO QUAL CONVIVE,SUA PROFISSÃO,E VARIAS OUTRA ÁREAS DE SUA VIDA.REVERENCIANDO-SE COM IMPORTANTES MEMÓRIAS DE SEU PASSADO.
UMA OUTRA MODALIDADE SÃO OS DEPOIMENTOS ORAIS, QUE SERVEM MAIS PARA UMA OBTENÇÃO DE DADOS INFORMATIVOS, COMO RELATOS DE ENTREVISTADOS SOBRE SITUAÇÕES QUE VIVENCIARAM.
A OBTENÇÃO DA HISTÓRIA POR RELATOS ORAIS ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA MAS DE FORMA DIFERENCIADA COM O ESTUDO DA HISTÓRIA LOCAL.

POR: ELLEN DJULIE QUINTINO
O EMPREGO DE OUTRAS METODOLOGIAS, COMO AUTO BIOGRAFIAS ORAIS,HISTÓRIA ORAL DA COMUNIDADE, LIVRO DE RECORDAÇÕES, ARQUIVOS FAMILIARES, HISTÓRIA ORAL DE UM ACONTECIMENTO LOCAL IMPORTANTE,SÃO FONTES QUE TRANSPONDE E PERMITEM QUE O ENSINO DE HISTÓRIA ORAL VÁ ALÉM DO ENSINO FUNDAMENTADO.