quarta-feira, 30 de junho de 2010

AVALIAÇÃO EO ENSINO DE HISTÓRIA

QUANDO SE FALA EM AVALIAÇÃO É NACESSÁRIO CONHECER E ENTENDER AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS E PONTOS QUE PERMEIAM O ATO DE AVALIAR,QUE ESTABELESSEM UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA E UMA AVALIAÇÃO SOMATIVA. CONSIDERANDO-AS COMO UM PROCESSO DE DIAGNÓSTICO CONTÍNUO QUE PROCURA A ANALISE PROPORCIONADA DO CONHECIMEMTO A SER ENSINADO. DESTA MANEIRA A AVALIAÇÃO NUNCA PODE TER UM FIM SOBRE SI MESMA.DEVE SER VISTA COMO UM MEIO QUE AJUDE A SANAR AS DIFICULDADES QUE ACERCAM A APRENDIZAGEM DO ALUNO.
ASSIM DO PONTO DE VISTA INICIAL PROPÕEM-SE A OBTENÇAÕ DE IMFORMAÇÕES, CONHECIMENTOS E ATITUDES DO ALUNO. ELA PODE SER UTILIZADA NO INÍCIO DE UMA UNIDADE DE ENSINO, OU DURANTE TODO ANO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
JÁ UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA TEM POR FINALIDADE DAR UMA BASE AO PROFESSOR E AO ALUNO SOBRE AS MUDANÇAS E PROBLEMAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM,JÁ QUE SUA UTILIZAÇÃO DEVE ACONTECER DURANTE O MESMO
QUANTO A AVALIAÇÃO SOMATIVA UM DOS SEUS OBJETIVOS PRINCIPAIS É REALIZAR UM DIAGNÓSTICO DO ALUNO AO LONGO DO ENSINO. PODE SER APLICADA NO FINAL DE UM PERIODO DE LONGA DURAÇÃO E INSERIDO SOBRE UMA AMOSTRA EMFATIZADA E SIGNIFICATIVA DOS OBJETIVOS.
O ATO DE ENSINO CONSIENTE DO PROFESSOR AJUDA O ALUNO ATRAVÉS DE SUA AVALIAÇÃO, GARANTINDO QUE A APRENDIZAGEM DO ALUNO SE REALIZE. ASSIM A AVALIAÇÃO EM HISTÓRIA PRESSUPÕEM-SE QUE CONSIDEREM QUESTÕES COMO AS MUDANÇAS QUE OCORREM NA METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTÓRIA.


POR:ELLEN DJULIE QUINTINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário